O objetivo do INAPE é o de estimular a capacidade intelectual de crianças e de adolescentes com dificuldades de aprendizagem ou com dificuldades intelectuais, por meio da avaliação e posterior intervenção.
Intervir no processo de atuação direcionado e contextualizado, elaborado pela articulação de um conjunto de informações da singularidade de cada profissional envolvido na relação terapêutica/escolar. São as estratégias usadas para propiciar o desenvolvimento positivo do indivíduo e que devem objetivar a construção das habilidades para uma inserção social positiva.
Assim como o processo diagnosticador, é fundamental que cada aspecto da intervenção realizada tenha um caráter multidisciplinar, processual e singular.
1- Multidisciplinar: trabalhando todos os aspectos do indivíduo pode-se garantir uma estimulação eficaz. Com as estimulações trazidas por cada profissional envolvido no processo é possível estabelecer objetivos e estratégias comuns e também avaliar se os caminhos escolhidos estão produzindo bons efeitos. Questões como: "Faz-se necessário uso de medicação? Quais as atividades prendem mais a atenção do aluno?" são informações importantes que devem circular entre a equipe de trabalho.
2- Processual: uma vez iniciada a intervenção, todas as ações devem seguir um padrão básico e ininterrupto.
3- Singular: porque mesmo tendo um mesmo diagnóstico ou características muito semelhantes os seres humanos são diferentes. Um distúrbio, uma síndrome, uma doença jamais podem se sobrepor às necessidades daquele indivíduo específico.