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O INAPE promove a inclusão escolar a crianças e adolescentes com transtorno de aprendizagem e deficiência intelectual

O INAPE, por meio de todos os seus projetos, acolhe crianças e adolescentes com transtornos de aprendizagem e deficiência intelectual com o objetivo de apoio escolar e, consequentemente, de inclusão escolar. São desenvolvidas oficinas, a fim de estimular a capacidade intelectual, possibilitando o aprimoramento acadêmico e social dos atendidos, que são avaliados e encaminhados para intervenção adequada. Visando a integrá-los

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Avaliação e intervenção Neuropsicopedagógica: como funciona?

A neuropsicopedagogia compõe os conhecimentos da neurociência, psicologia e pedagogia, a fim de identificar as causas que se interpõem à aprendizagem e propõe soluções práticas de intervenção. O processo, que envolva a avaliação e a intervenção neuropsicopedagógica, tem início quando os pais ou os professores notam no aluno alguma dificuldade em aprender o conteúdo das aulas. O neuropsicopedagogo determinará se,

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Conheça mais sobre o Projeto Areté e saiba qual seu público alvo

O Instituto Noitikos de Apoio ao Ensino, atende crianças e adolescentes com dificuldades e transtornos de aprendizagem e, faz a intervenção multidisciplinar adequada, a partir do diagnóstico neuropsicológico e laudo médico. Dentre os vários projetos que desenvolvemos, hoje, vamos falar do Areté, criado em 2016, trabalha no contraturno escolar com o objetivo de socialização e estímulo à aprendizagem, expandindo os

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Saiba mais sobre a importância da Educação Inclusiva

Tema de extrema importância, porém a educação inclusiva no Brasil, ainda, não tem recebido a importância que deveria, pois apesar do Plano Nacional de Educação Inclusiva ser excelente e bem abrangente, muitas escolas, ainda não dispõem de meios para o colocar em prática. Tendo como base a declaração dos Direitos Humanos que afirma que todos têm direito a educação, a

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Como identificar o Transtorno de Déficit de Atenção, com ou sem hiperatividade, em crianças de 2 a 5 anos

O Transtorno de Déficit de Atenção, com ou sem hiperatividade, é um transtorno do neurodesenvolvimento localizado no córtex pré frontal cerebral. Pode ser hereditário ou causado por problemas na gestação, tais como desnutrição, infecções intra-uterinas, estresse entre outros.Se possuir como sintoma a hiperatividade, é chamado de TDAH. Se não houver hiperatividade, é TDA.Em inglês é chamado de attention deficit hyperactivity

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Alfabetização tardia: Entenda o problema causado pela pandemia

A alfabetização é, naturalmente, um fator primordial para estruturar o desenvolvimento intelectual e social de um indivíduo. Sua falta ou atraso, acarretam uma sequência de problemas nas mais diversas esferas da vida, pois a sociedade como um todo é atingida por sua ausência. Os especialistas em educação definem que a idade limite, dentro de um plano ideal, para que uma

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A importância da inclusão social e educativa

Escola com metodologia inovadora, em período integral, conta com equipe multidisciplinar (psicólogos,neuropsicopegadogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e terapeutas ABA) em sala de aula, cujo objetivo é a intervenção precoce nos educandos portadores de transtornos de aprendizagem. Assim, ao chegar ao ensino fundamental, a criança não apresentará dificuldades e a inclusão será efetiva. A escola possui, também, oficinas de música, artes, inglês,

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Atividades que estimulem a capacidade intelectual

As atividades, elaboradas no INAPE, para estímulo da inteligência numa proposta extracurricular são as oficinas: Música e musicalização; Produção de textos orais; Contação de histórias; Artes e Teatro; Mindfulness; Jogos lúdicos que lidem com a memória e a atenção; Exercícios físicos, tais como Judô, Balé e Break; Aprender uma nova língua; Produção escrita; Excursões pedagógicas e de entretenimento.

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Importância do estímulo à aprendizagem

A função da aprendizagem é a de integrar, adequadamente, o indivíduo a todos os estímulos do ambiente, seja ele escolar, familiar ou social. Quanto mais significativa e clara a aprendizagem, maior será a sua funcionalidade, pois oferecerá maiores possibilidades de interação com novas situações e conteúdos. O processo de aprendizagem significativa exige uma participação ativa do aluno, da família e da

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