Inape | Projeto Pedra Brilhante | Areté | Techné | Instituto noitikos de apoio ao ensino – São Paulo

Entenda a importância das artes marciais no processo de aprendizagem e sociabilização

Entenda a importância das artes marciais no processo de aprendizagem e sociabilização

São muitos, os impactos positivos da prática de uma luta marcial na vida do ser humano fora do ringue e do tatame, comprovados por vários estudos.

Os projetos que envolvem o ensino de técnicas de defesa para que pessoas de todas as idades entendam a si e aprendam a direcionar suas ações em prol de uma sociedade melhor.

Além do ganho físico, as artes marciais proporcionam maior controle motor o corpo, agilidade de raciocínio, entendimento social e autoconfiança.

Para crianças e adolescentes, a associação da arte marcial com a aprendizagem e com a socialização se mostra muito eficaz, mesmo em indivíduos que se encontram dentro do espectro autista ou portadores de deficiências intelectuais.

Nas atividades do tatame, os alunos expandem seu domínio psicomotor e neurológico, pois a arte os convida a pensar, sempre, no próximo passo, promovendo uma conexão entre pensamento e ação, disciplina, redução do estresse e em suas questões pessoais.

A criança se sente, absolutamente, integrada ao contexto, enxergando-se livre para se expressar e expandir seus conhecimentos de forma lúdica e, ao realizar a atividade com um parceiro de treino, o indivíduo trabalha a socialização, entendendo e sabendo lidar com a euforia da vitória ou a frustração da derrota, conseguindo, então, gerir seus sentimentos com mais maturidade.

O INAPE oferece, aos seus alunos, a prática do Judô, para que cultivem e evoluam suas habilidades de autocontrole, respeito, determinação, foco, motricidade, raciocínio, equilíbrio emocional, expressão corporal, comunicação verbal e compreensão, senso de responsabilidade e empatia.

É conveniente que as artes marciais devam fazer parte do currículo escolar para estímulo acadêmico, psicomotor e social de nossas crianças!