FUNDADORA

Estudei numa escola Montessoriana lá em Vitória. Foi sem querer… era a única escola boa de lá.

Deus já estava escrevendo minha história. Isso me ajuda muito no Areté. Impressionante como Deus me preparou para construir essa instituição.

Foi uma vida de preparo, para enxergar a criança individualmente e investir em suas habilidades, assim ela pode, participar do todo.

Tudo o que fiz na vida, foi essencial, para me fazer amar, tão intensamente, crianças com transtornos de aprendizagem.

É maravilhoso o amor de Deus! Que bom que fui nessa direção. Que bom que deu tempo. Teve de haver um turbilhão na minha vida, a fim de que eu cumprisse minha vocação.

Sinto-me realizada: filhos encaminhados, produtivos e diferenciados, fazendo a diferença no mundo. Um marido compreensivo, amoroso, atencioso e incentivador e, a realização de um sonho: ser abraçada e amada por crianças tão ingênuas que comovem meu coração. Isso tem renovado minhas forças diariamente, talvez tenha encontrado o elixir da juventude.

OBJETIVO DE VIDA

Aos cinquenta e três anos, em 2011, depois de me aposentar como professora de língua portuguesa e de língua inglesa, resolvi que teria de fazer algo para mudar a vida das crianças com transtornos de aprendizagem, já que havia me deparado, em sala de aula, com uma grande demanda por intervenção psicopedagógica de famílias em situação de vulnerabilidade social com filhos portadores de síndromes e de déficits cognitivos, sem condições de acompanhar a vida escolar.

Sem saber muito como agir, aluguei um espaço com quatro salas em que funcionariam atendimentos fonoaudiólogicos, psicopedagógicos, neuropsicológicos e de terapia ocupacional, a fim de que com uma equipe multidisciplinar a abrangência na intervenção fosse completa. Demos nome para esse projeto de Noitikos, que em grego significa capacidade intelectual, já que intervínhamos na reabilitação cognitiva de autistas, disléxicos, transtorno do déficit de atenção com hiperativiadade e outros transtornos globais do desenvolvimento.

Por causa da demanda intensa de crianças e de adolescentes em situação de vulnerabilidade social o projeto cresceu e nos obrigou a nos mudarmos para um espaço maior em
2014. Percebemos, também, que atendimentos individuais, mesmo com uma equipe multidisciplinar, não interferia no comportamento social. Assim, resolvemos dar início a outro
projeto, o de Atendimento Educacional Especializado como contraturno escolar que demos o nome de Areté, que em grego é adaptação perfeita e em língua indígena é o cumprimento de propósito.

Essas palavras usadas, tais como um indicativo para que as crianças cumprissem o propósito de suas vidas por meio de uma adaptação perfeita, utilizando toda sua capacidade cognitiva – Noitikos e Areté Novamente, o espaço se tornou pequeno e nos mudamos para um lugar maior que comportasse trinta crianças por período.

Com a ajuda de fundações e de aportes individuais, funcionamos, hoje, em 2019, num prédio de cinco andares, atendendo, individualmente, como no primeiro projeto e ,em grupo, no
contraturno escolar, atingindo em média duzentos beneficiários.

Por meio de nossa força, teimosia, determinação, foco e vontade para vencer, unidos em uma equipe engajada e com visão social, em apenas oito anos saímos de quatro salas para um
prédio de cinco andares com quadra e refeitório.

Portanto, a palavra que descreve esse sucesso é Resiliência, nunca desistir, continuar lutando e utilizando os obstáculos para atingirmos nossos objetivos. E, assim, todos nos tornamos
fortalezas que constroem pontes, para que outros vençam. Com planos para o futuro, querendo ampliar nosso alcance, em breve, iremos inaugurar nosso novo projeto: o de inclusão profissional, fazendo com que nosso sonho seja completo.

Entre em contato para saber mais

Rua Horácio Alves da Costa, 234 - CEP 04401-000 Jardim Nosso Lar - São Paulo - SP (11) 3596-2021