Inclusão, excelência e dedicação!
Avaliação Neuropsicológica, Fisioterapia , Terapia ABA. Terapia Ocupacional.
Psicopedagogia, Musicoterapia, Psicologia, Fonoaudióloga : Terapia em Cabine e avaliação/ exame de PAC.
Previous slide
Next slide
O instituto
O Instituto Noitikos de Apoio ao Ensino – INAPE é uma instituição jurídica de direito privado de direito privado, com fins não econômicos, dirigido por Maria Aparecida de Lima Tomazelli Sabará, caracterizado como entidade de assistência social, visando ao atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos pela Lei Orgânica de Assistência Social – Lei N° 8.742/93, bem como as que atuam na defesa e garantia de seus direitos. Possui como CNPJ o número 22.948.838/0001-44 e está situado à Rua Horácio Alves da Costa, 234 – CEP 04401-000 – Jardim Nosso Lar – São Paulo – SP, telefone (011) 3596-2021.
OBJETIVO DO INAPE É ESTIMULAR A CAPACIDADE INTELECTUAL – NOITIKÓS EM GREGO: INTELIGÊNCIA
“Promovendo a INCLUSÃO ESCOLAR por meio do estímulo da capacidade intelectual”.
Maria Aparecida Sabará (Cidoca)
Tweet
A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO
A função da aprendizagem é a de integrar, adequadamente, o indivíduo a todos os estímulos do ambiente, seja ele escolar, familiar ou social.
Quanto mais significativa e clara a aprendizagem, maior será a sua funcionalidade, pois oferecerá maiores possibilidades de interação com novas situações e conteúdos.
O processo de aprendizagem significativa exige uma participação ativa do aluno, da família e da escola.
O QUE OS PAIS DIZEM
SOBRE NÓS
NOSSO OBJETIVO
OBJETIVO DE VIDA
INTELECTO
NOSSO OBJETIVO
NOSSO OBJETIVO
O objetivo do INAPE é estimular a capacidade intelectual de crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem e deficiência intelectual ou déficit cognitivo, por meio de avaliação e posterior intervenção:
⁃ Quantificar e qualificar as alterações detalhadas das funções cognitivas, com a finalidade de diagnosticar ou detectar os sintomas dos transtornos. ⁃ Investigar a natureza e o grau das alterações cognitivas e comportamentais. ⁃ Monitorar a evolução das intervenções multidisciplinares. ⁃ Planejar programas de reabilitação voltados para as alterações cognitivas, comportamentais e da vida diária. ⁃ Avaliar, por meio de entrevistas (anamnese), testes neuropsicológicos ou de aprendizagem, que sejam quantitativos e qualificativos das funções cognitivas (atenção, percepção, memória, linguagem e raciocínio) e executivas (são um conjunto de habilidades necessárias para o controle e a autorregulamentação da conduta. As funções executivas permitem estabelecer, manter, supervisar, corrigir e realizar um plano de ação. Esse conjunto de funções faz parte de nossas vidas cotidianas e nos ajudam a realizar atividades diárias com sucesso e eficácia.
PROCESSUAL
Uma vez iniciada a intervenção, todas as ações devem seguir um padrão básico e ininterrupto. Percebida a importância do entendimento em relação às alterações cognitivas do paciente ou aluno, o profissional que procede a anamnese (histórico dos antecedentes de uma doença -doenças anteriores, caracteres hereditários, condições de vida, etc.), deve reconhecer as dificuldades de aprendizagem e qual a mais relevante e urgente, para iniciar a intervenção, estimulando a criação de um vínculo entre paciente e profissional, objetivando uma intervenção mais efetiva. Criado o vínculo com a criança e com a família, o processo de estimulação para a reabilitação cognitiva tem início, seja ele psicopedagógico (estímulo da leitura e escrita, compreensão de textos, com o respectivo desenvolvimento da ação); fonoaudiológico (estímulo da fala, correção da fala, estímulo do som das letras, estímulo da relação som e representação do som, com o respectivo desenvolvimento da ação). Cada profissional em sua área trabalha a estimulação e a reabilitação cognitiva.
Para se garantir os ganhos na aprendizagem, o processo não pode ser interrompido. Uma vez interrompido no meio do processo, o paciente poderá regredir com o prejuízo do processo iniciado. Assim sendo, o atendido deverá seguir o padrão adotado sem ser interrompido.
Toda aprendizagem é um processo e não deve ser interrompido por falta de assiduidade ou compromisso do paciente e/ou da família.
MULTIDISCIPLINAR
Trabalhando todos os aspectos do indivíduo pode-se garantir uma estimulação eficaz. Com as estimulações trazidas por cada profissional envolvido no processo é possível estabelecer objetivos e estratégias comuns e também avaliar se os caminhos escolhidos estão produzindo bons efeitos. Questões como: “Faz-se necessário uso de medicação? Quais as atividades prendem mais a atenção do aluno?” são informações importantes que devem circular entre a equipe de trabalho.
Singular
Porque mesmo tendo um mesmo diagnóstico ou características muito semelhantes os seres humanos são diferentes. Um distúrbio, uma síndrome, uma doença jamais podem se sobrepor às necessidades daquele indivíduo específico.
Diagnóstico
O diagnóstico é um recurso utilizado para compreender o indivíduo em sua singularidade. Visa favorecer a distinção de aspectos que caracterizem as dificuldades e as potenciais habilidades para que sejam estimuladas e desenvolvidas. Ele é o ponto de partida para a intervenção.
Intervenção
A intervenção, realizada pela equipe interdisciplinar, parte do diagnóstico para promover ações individualizadas que permitam o desenvolvimento das habilidades necessárias para o crescimento e inserção social de cada atendido.
Inclusão
Como parte da intervenção, o objetivo da equipe é incluir cada criança e adolescente com necessidades especiais de aprendizagem na rede regular de ensino. Para isso, visa estabelecer parcerias com as escolas e serviços de saúde.
OBJETIVO DE VIDA
OBJETIVO DE VIDA

Sem saber muito como agir, aluguei um espaço com quatro salas em que funcionariam atendimentos fonoaudiológicos, psicopedagógicos, neuropsicológicos e de terapia ocupacional, a fim de que com uma equipe multidisciplinar a abrangência na intervenção fosse completa. Demos nome para esse projeto de Noitikos, que em grego significa capacidade intelectual, já que intervínhamos na reabilitação cognitiva de autistas, disléxicos, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade e outros transtornos globais do desenvolvimento.
INTELECTO
ATIVIDADES QUE ESTIMULAM O INTELECTO
As atividades, elaboradas no INAPE, para estímulo da inteligência numa proposta extracurricular são as oficinas:
1. Música e musicalização
2. Produção de textos orais
3. Contação de histórias
4. Artes e Teatro
5. Mindfulness
6. Jogos lúdicos que lidem com a memória e a atenção
7. Exercícios físicos, tais como Judô, Balé e Break
8. Aprender uma nova língua
9. Produção escrita
10. Excursões pedagógicas e de entretenimento
Nosso Time
INAPE – FORMAS DE ATUAÇÃO
NOITIKOS / ARETÉ / TECHNÉ / DÁSKALOS / ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Nossos projetos
GALERIA

CONTATE-NOS
Envie-nos uma mensagem
Informação
Ligue para: 11 3596-2021
Ligue para: 11 97572-6865
atendimento@noitikos.org.br
R. Horácio Alves da Costa, 234
Jardim Nosso Lar – São Paulo – SP
CEP: 04401-000