Inclusão, excelência e dedicação!
Avaliação Neuropsicológica, Fisioterapia , Terapia ABA. Terapia Ocupacional.
Psicopedagogia, Musicoterapia, Psicologia, Fonoaudióloga : Terapia em Cabine e avaliação/ exame de PAC.
O instituto
O Instituto Noitikos de Apoio ao Ensino – INAPE é uma instituição jurídica de direito privado de direito privado, com fins não econômicos, dirigido por Maria Aparecida de Lima Tomazelli Sabará, caracterizado como entidade de assistência social, visando ao atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos pela Lei Orgânica de Assistência Social – Lei N° 8.742/93, bem como as que atuam na defesa e garantia de seus direitos. Possui como CNPJ o número 22.948.838/0001-44 e está situado à Rua Horácio Alves da Costa, 234 – CEP 04401-000 – Jardim Nosso Lar – São Paulo – SP, telefone (011) 3596-2021.
OBJETIVO DO INAPE É ESTIMULAR A CAPACIDADE INTELECTUAL – NOITIKÓS EM GREGO: INTELIGÊNCIA
ARETÉ INFANTIL
Por meio de uma metodologia inovadora, desenvolvida por especialistas em Educação Especia,l em período integral, conta com equipe multidisciplinar (psicólogos, neuropsicopegadogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e terapeutas ABA) em sala de aula e, também, individualmente, cujo objetivo é a intervenção precoce nos educandos, portadores de transtornos de aprendizagem. Assim, ao chegar ao ensino fundamental, a criança não apresentará dificuldades e a inclusão será efetiva. A escola possui, também, oficinas de música, artes, inglês, judô, balé, mindfulness, ludoterapia e culinária.
DÁSKALOS
Projeto de ensino por meio de palestras para pais e professores, apresentações, workshops, aulas virtuais e cursos, com o fim de empoderar a intervenção e a gestão da aprendizagem escolar por meio do conhecimento das dificuldades e do processo ensino/aprendizagem das crianças portadoras de transtornos e deficiências de aprendizagem.
TECHNÉ
Tem com objetivo a continuação e ampliação dos trabalhos já realizados pelo Instituto Noitikos de Apoio ao Ensino, por meio de seus três projetos o PROJETO NOITIKOS (atendimento individual) e PROJETO ARETÉ (Contraturno Educacional Especializado) e o projeto MATERNAL, contemplando a crescente demanda por espaços alternativos de construção de conhecimento técnico-profissionalizante e das questões relativas à vulnerabilidade social dos adolescentes com transtornos de aprendizagem, o projeto terá como objetivo a realização de oficinas profissionalizantes. As atividades serão desenvolvidas nas instalações do próprio Instituto, garantindo assim, um espaço de acolhimento e estimulação para todos os envolvidos que já se encontram em atendimento no INAPE.
Após o término do curso, o aluno receberá um Certificado de Conclusão – validado por uma Instituição reconhecida pelo MEC, após receber a aprovação por um psicólogo que o acompanhou durante a trajetória do curso. EMPREGO APOIADO – dentro de nossas possibilidades, contamos com uma rede de estabelecimentos locais, que podem oferecer o emprego apoiado.
ARETÉ
Atendimento em grupo na forma de contraturno escolar, também multidisciplinar por meio de intervenções psicopedagógicas e oficinas.
NOITIKOS
Atendimento multidisciplinar individual.
"Promovendo a INCLUSÃO ESCOLAR por meiodo estímulo da capacidade intelectual".
Maria Aparecida Sabará (Cidoca) Tweet
A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO
A função da aprendizagem é a de integrar, adequadamente, o indivíduo a todos os estímulos do ambiente, seja ele escolar, familiar ou social.
Quanto mais significativa e clara a aprendizagem, maior será a sua funcionalidade, pois oferecerá maiores possibilidades de interação com novas situações e conteúdos.
O processo de aprendizagem significativa exige uma participação ativa do aluno, da família e da escola.
O QUE OS PAIS DIZEM
SOBRE NÓS
NOSSO OBJETIVO
O objetivo do INAPE é estimular a capacidade intelectual de crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem e deficiência intelectual ou déficit cognitivo, por meio de avaliação e posterior intervenção:
⁃ Quantificar e qualificar as alterações detalhadas das funções cognitivas, com a finalidade de diagnosticar ou detectar os sintomas dos transtornos. ⁃ Investigar a natureza e o grau das alterações cognitivas e comportamentais. ⁃ Monitorar a evolução das intervenções multidisciplinares. ⁃ Planejar programas de reabilitação voltados para as alterações cognitivas, comportamentais e da vida diária. ⁃ Avaliar, por meio de entrevistas (anamnese), testes neuropsicológicos ou de aprendizagem, que sejam quantitativos e qualificativos das funções cognitivas (atenção, percepção, memória, linguagem e raciocínio) e executivas (são um conjunto de habilidades necessárias para o controle e a autorregulamentação da conduta. As funções executivas permitem estabelecer, manter, supervisar, corrigir e realizar um plano de ação. Esse conjunto de funções faz parte de nossas vidas cotidianas e nos ajudam a realizar atividades diárias com sucesso e eficácia.
PROCESSUAL
Uma vez iniciada a intervenção, todas as ações devem seguir um padrão básico e ininterrupto. Percebida a importância do entendimento em relação às alterações cognitivas do paciente ou aluno, o profissional que procede a anamnese (histórico dos antecedentes de uma doença -doenças anteriores, caracteres hereditários, condições de vida, etc.), deve reconhecer as dificuldades de aprendizagem e qual a mais relevante e urgente, para iniciar a intervenção, estimulando a criação de um vínculo entre paciente e profissional, objetivando uma intervenção mais efetiva. Criado o vínculo com a criança e com a família, o processo de estimulação para a reabilitação cognitiva tem início, seja ele psicopedagógico (estímulo da leitura e escrita, compreensão de textos, com o respectivo desenvolvimento da ação); fonoaudiológico (estímulo da fala, correção da fala, estímulo do som das letras, estímulo da relação som e representação do som, com o respectivo desenvolvimento da ação). Cada profissional em sua área trabalha a estimulação e a reabilitação cognitiva.
Para se garantir os ganhos na aprendizagem, o processo não pode ser interrompido. Uma vez interrompido no meio do processo, o paciente poderá regredir com o prejuízo do processo iniciado. Assim sendo, o atendido deverá seguir o padrão adotado sem ser interrompido.
Toda aprendizagem é um processo e não deve ser interrompido por falta de assiduidade ou compromisso do paciente e/ou da família.
MULTIDISCIPLINAR
Trabalhando todos os aspectos do indivíduo pode-se garantir uma estimulação eficaz. Com as estimulações trazidas por cada profissional envolvido no processo é possível estabelecer objetivos e estratégias comuns e também avaliar se os caminhos escolhidos estão produzindo bons efeitos. Questões como: “Faz-se necessário uso de medicação? Quais as atividades prendem mais a atenção do aluno?” são informações importantes que devem circular entre a equipe de trabalho.
SINGULAR
Porque mesmo tendo um mesmo diagnóstico ou características muito semelhantes os seres humanos são diferentes. Um distúrbio, uma síndrome, uma doença jamais podem se sobrepor às necessidades daquele indivíduo específico.
Diagnóstico
O diagnóstico é um recurso utilizado para compreender o indivíduo em sua singularidade. Visa favorecer a distinção de aspectos que caracterizem as dificuldades e as potenciais habilidades para que sejam estimuladas e desenvolvidas. Ele é o ponto de partida para a intervenção.
Intervenção
A intervenção, realizada pela equipe interdisciplinar, parte do diagnóstico para promover ações individualizadas que permitam o desenvolvimento das habilidades necessárias para o crescimento e inserção social de cada atendido.
Inclusão
Como parte da intervenção, o objetivo da equipe é incluir cada criança e adolescente com necessidades especiais de aprendizagem na rede regular de ensino. Para isso, visa estabelecer parcerias com as escolas e serviços de saúde.
OBJETIVO DE VIDA
Aos cinquenta e três anos, em 2011, depois de me aposentar como professora de língua portuguesa e de língua inglesa, resolvi que teria de fazer algo para mudar a vida das crianças com transtornos de aprendizagem, já que havia me deparado, em sala de aula, com uma grande demanda por intervenção psicopedagógica de famílias em situação de vulnerabilidade social com filhos portadores de síndromes e de déficits cognitivos, sem condições de acompanhar a vida escolar.
Sem saber muito como agir, aluguei um espaço com quatro salas em que funcionariam atendimentos fonoaudiólogicos, psicopedagógicos, neuropsicológicos e de terapia ocupacional, a fim de que com uma equipe multidisciplinar a abrangência na intervenção fosse completa. Demos nome para esse projeto de Noitikos, que em grego significa capacidade intelectual, já que intervínhamos na reabilitação cognitiva de autistas, disléxicos, transtorno do déficit de atenção com hiperativiadade e outros transtornos globais do desenvolvimento.
ATIVIDADES QUE ESTIMULAM O INTELECTO
As atividades, elaboradas no INAPE, para estímulo da inteligência numa proposta extracurricular são as oficinas:
1. Música e musicalização
2. Produção de textos orais
3. Contação de histórias
4. Artes e Teatro
5. Mindfulness
6. Jogos lúdicos que lidem com a memória e a atenção
7. Exercícios físicos, tais como Judô, Balé e Break
8. Aprender uma nova língua
9. Produção escrita
10. Excursões pedagógicas e de entretenimento
Nosso Time
Fisioterapia
Musicalização
Musicoterapia
Psicóloga
Avaliação Neuropsicológica
Maria Aparecida Sabará
INAPE - FORMAS DE ATUAÇÃO
NOITIKOS / ARETÉ / TECHNÉ / DÁSKALOS / ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Nossos projetos
Projetos Inape
Areté
Projeto ARETÉ
GALERIA
Aula de educação física , consciência corporal
Contação de histórias –
Oficina de Teatro e psicodrama
Oficina de Judô
Oficina de Artes
Treinando a coordenação motora fina
CONTATE-NOS
Envie-nos uma mensagem
Informação
Ligue para: 11 3596-2021
Ligue para: 11 97572-6865
atendimento@noitikos.org.br
R. Horácio Alves da Costa, 234
Jardim Nosso Lar - São Paulo - SP
CEP: 04401-000