Conheça nosso Público Alvo

O INAPE atende crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e com deficiência intelectual leve. São atendidas aproximadamente 100 crianças e adolescentes por mês, com idade entre 4 e 17 anos e 11 meses, de ambos os sexos.

Público Alvo

O INAPE atende crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e com deficiência intelectual leve. São atendidas aproximadamente 100 crianças e adolescentes por mês, com idade entre 4 e 17 anos e 11 meses, de ambos os sexos. O atendimento é voltado à população do Bairro de Cidade Ademar e adjacências, em constante articulação com a rede de serviços públicos e privados da região. São atendidos crianças e adolescentes abrigados, de instituições de inclusão profissional e de instituições de ensino públicas e privadas da região. Entre os usuários indiretos, contabilizam-se aproximadamente 40 famílias em situação de vulnerabilidade assim como escolas públicas e particulares da região.

Objetivo Geral

O objetivo primordial do INAPE é promover a aprendizagem de crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais, associadas ou não a deficiências intelectuais, a fim de que desenvolvam as habilidades necessárias para serem inseridos na escola e na sociedade.

 

Objetivos específicos

Diagnosticar

O diagnóstico é um recurso utilizado para compreender o indivíduo em sua singularidade. Visa favorecer a distinção de aspectos que caracterizem as dificuldades e as potenciais habilidades para que sejam estimuladas e desenvolvidas. Ele é o ponto de partida para a intervenção.

Intervir

A intervenção, realizada pela equipe interdisciplinar, parte do diagnóstico para promover ações individualizadas que permitam o desenvolvimento das habilidades necessárias para o crescimento e inserção social de cada atendido.

Incluir

Como parte da intervenção, o objetivo da equipe é incluir cada criança e adolescente com necessidades especiais de aprendizagem na rede regular de ensino. Para isso, visa estabelecer parcerias com as escolas e serviços de saúde.