Inape | Areté Infantil | Areté | Techné | Instituto noitikos de apoio ao ensino – São Paulo

Transparência

Conheça nossos

Objetivos

O objetivo do INAPE é estimular a capacidade intelectual de crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem e neuro atípico ou déficit cognitivo, por meio de avaliação e posterior intervenção:

⁃ Quantificar e qualificar as alterações detalhadas das funções cognitivas, com a finalidade de diagnosticar ou detectar os sintomas dos transtornos.

⁃ Investigar a natureza e o grau das alterações cognitivas e comportamentais.

⁃ Monitorar a evolução das intervenções multidisciplinares.

⁃ Planejar programas de reabilitação voltados para as alterações cognitivas, comportamentais e da vida diária.

⁃ Avaliar, por meio de entrevistas (anamnese), testes neuropsicológicos ou de aprendizagem, que sejam quantitativos e qualificativos das funções cognitivas (atenção, percepção, memória, linguagem e raciocínio) e executivas (são um conjunto de habilidades necessárias para o controle e a autorregulamentação da conduta.

As funções executivas permitem estabelecer, manter, supervisar, corrigir e realizar um plano de ação. Esse conjunto de funções faz parte de nossas vidas cotidianas e nos ajudam a realizar atividades diárias com sucesso e eficácia.

Multidisciplinar

Trabalhando todos os aspectos do indivíduo pode-se garantir uma estimulação eficaz. Com as estimulações trazidas por cada profissional envolvido no processo é possível estabelecer objetivos e estratégias comuns e avaliar se os caminhos escolhidos estão produzindo bons efeitos. Questões como: “Faz-se necessário uso de medicação? Quais as atividades prendem mais a atenção do aluno?” são informações importantes que devem circular entre a equipe de trabalho.

Processual

Uma vez iniciada a intervenção, todas as ações devem seguir um padrão básico e ininterrupto. Percebida a importância do entendimento em relação às alterações cognitivas do paciente ou aluno, o profissional que procede a anamnese (histórico dos antecedentes de uma doença -doenças anteriores, caracteres hereditários, condições de vida, etc.), deve reconhecer as dificuldades de aprendizagem e qual a mais relevante e urgente, para iniciar a intervenção, estimulando a criação de um vínculo entre paciente e profissional, objetivando uma intervenção mais efetiva. Criado o vínculo com a criança e com a família, o processo de estimulação para a reabilitação cognitiva tem início, seja ele psicopedagógico (estímulo da leitura e escrita, compreensão de textos, com o respectivo desenvolvimento da ação); fonoaudiológico (estímulo da fala, correção da fala, estímulo do som das letras, estímulo da relação som e representação do som, com o respectivo desenvolvimento da ação). Cada profissional em sua área trabalha a estimulação e a reabilitação cognitiva.

Para se garantir os ganhos na aprendizagem, o processo não pode ser interrompido. Uma vez interrompido no meio do processo, o paciente poderá regredir com o prejuízo do processo iniciado. Assim sendo, o atendido deverá seguir o padrão adotado sem ser interrompido.

Toda aprendizagem é um processo e não deve ser interrompido por falta de assiduidade ou compromisso do paciente e/ou da família.

Singular

Porque mesmo tendo um mesmo diagnóstico ou características muito semelhantes os seres humanos são diferentes. Um distúrbio, uma síndrome, uma doença jamais podem se sobrepor às necessidades daquele indivíduo específico.

Certificações

Prestação de contas

Parceria

Depoimentos

Estudei numa escola Montessoriana lá em Vitória. Foi sem querer… era a única escola boa de lá. Deus já estava escrevendo minha história. Isso me ajuda muito no Areté.

Impressionante como Deus me preparou para construir essa instituição. Foi uma vida de preparo, para enxergar a criança individualmente e investir em suas habilidades, assim ela pode participar do todo. Tudo o que fiz na vida, foi essencial, para me fazer amar, tão intensamente, crianças com transtornos de aprendizagem.

É maravilhoso o amor de Deus! Que bom que fui nessa direção. Que bom que deu tempo. Teve de haver um turbilhão na minha vida, a fim de que eu cumprisse minha vocação. Sinto-me realizada: filhos encaminhados, produtivos e diferenciados, fazendo a diferença no mundo. Um marido compreensivo, amoroso, atencioso e incentivador e, a realização de um sonho: ser abraçada e amada por crianças tão ingênuas que comovem meu coração.

Isso tem renovado minhas forças diariamente, talvez tenha encontrado o elixir da juventude.
Cidoca
Inape e Fundação Lamb Watchers
É difícil resumir o Inape em poucas palavras para compor um depoimento e ainda assim, transmitir tudo que o instituto agrega para as crianças, pais e colaboradores que têm a oportunidade de fazer parte e contar com seus feitos e benefícios.

Acreditamos que não podemos chamar de escola (pois seria pouco), técnico (pois seria apenas uma parcela) ou mesmo de ONG (pois esse foi só o início de tudo), mas sim de Oportunidade de ensino inclusivo. Isso porque trabalham em diferentes frentes, que pudemos acompanhar em meio às nossas visitas, onde profissionais se reúnem para mudar a vida de diversas pessoas em situações de vulnerabilidade, seja ela de aprendizado, motora ou mesmo por algum fator tardio.

É incrível fazer parte do projeto que dá, a inúmeras crianças, um sonho e a oportunidade de conquistá-lo, degrau por degrau a cada dia que passa.

São meninos e meninas sendo alfabetizados em português e inglês, com habilidades motoras visivelmente melhoradas e todo o ensino acontecendo em paralelo, rodeados por psicólogos que podem diagnosticar exatamente a dificuldade de cada um, de forma individualizada, para que todo o resto se adapte.

Só temos a agradecer ao instituto por também nos dar essa oportunidade de participar.
Fabi e Luiz
Goodworks Marketing Digital
Sempre trabalhei em indústria química em áreas de desenvolvimento. Depois de ter minhas filhas, fiz licenciatura em matemática e só então entrei no universo da educação!

Aqui no INAPE, mesmo atuando na área administrativa, ainda me emociono e me sinto altamente motivada, vendo histórias de aprendizagem sendo desvendadas por nossos profissionais especializados, que com técnica e amor, avaliam cada caso e com as intervenções, mudam futuros de crianças e suas famílias.

Em parceria com escolas públicas, postos de saúde, abrigos e com as famílias, cumprimos nosso propósito com a inclusão escolar e profissional!

Alegro-me muito, também, quando me deparo com pessoas que querem fazer a diferença na área da educação e, generosamente, investem na vida de uma criança, patrocinando financeiramente ou no voluntariado, mesmo a necessidade sendo, ainda, tão grande!

Realizo-me a cada dia e sou grata a Deus por trabalhar com algo tão significativo e compensador!
Diney
Inape
O INAPE faz parte de um dos projetos que a Fundação Lamb Watchers apoia com muito orgulho, pois conta com inúmeros profissionais, altamente capacitados para atuar nas áreas de: psicologia, psicopedagogia e terapia A.B.A. , para atendimentos individuais voltados para crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem causados por problemas emocionais, afetivos, comportamentais ou transtornos de aprendizagem, como TDAH, dislexia, discalculia, TEA, TOD, entre outros.

Além disso, o instituto conta com atendimentos em grupos, realizados por profissionais de áreas complementares, de acordo com o objetivo estipulado.

Tudo faz parte de um grande sistema de engrenagens que funciona com excelência pois é encabeçado pela fundadora: Cidoca.

O INAPE se renova a cada nova necessidade e está atualizado de forma multidisciplinar, visando transformar indivíduos.
Um projeto maravilhoso, que tenho muita felicidade em fazer parte. É muito gratificante!
Welington
Inape Fundação Lamb Watchers